domingo, 21 de novembro de 2010

Pausa para emoção

Hoje estou por conta do Paul McCartney.

sábado, 20 de novembro de 2010

Não somos só tempo bom

Hoje é feriado na cidade do Rio de Janeiro. É sábado, faz muito calor e também se comemora mais uma parte de nossa História. Sim, você que pensou e acertou, hoje é o Dia da Consciência Negra. Logicamente, que não foi por acaso o momento escolhido. A data foi estabelecida como dia 20 de novembro, através do Projeto Lei 10.639, em 9 de janeiro de 2003, para homenagear o personagem histórico representante da luta do negro contra a escravidão Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.  

E não foi à toa que recebeu o título. Zumbi, depois de ser retirado de seu local de nascimento, Palmares, com apenas 12 anos de idade, já entendia Português e Latim, idiomas aprendidos com o missionário que o criou, Padre Antônio Melo. Em 1670, aos 15 anos, fugiu e retornou ao Quilombo. Até a acepção do nome é imperativa: a palavra Zumbi significa a força do espírito presente. 

Se você não sabe, os quilombos também representavam uma forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou por este ideal e, logicamente, pela liberdade do seu povo até a morte, em 1695.

É por conta dessa herança de batalhadores que o país é o que é atualmente. Já pensou se não houvesse a soma de todas as características dos diversos povos em nossa sociedade? O que seríamos? Um beijo reflexivo para vocês!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Que dia é hoje?

Hoje é o Dia da Bandeira. É claro que, com o passar dos anos, a gente esquece muita coisa. Você saberia responder estas questões?
1- Por que a data deste símbolo nacional é comemorada no dia 19 de novembro?
2- Quem criou a Bandeira do Brasil?
3- O que representam as cores?
4- Qual foi a primeira bandeira hasteada em terras brasileiras?


Respostas:
1- A criação da data foi em razão da Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, onde foi apresentada. A atual Bandeira Nacional foi adotada pelo decreto n.° 4, de 19 de novembro de 1889.

2- O positivista Raimundo Teixeira Mendes; o diretor do Apostolado Positivista do Brasil, Miguel Lemos; o astrônomo Manuel Pereira Reis e o pintor Décio Vilares. 

3- Verde: simboliza as matas brasileiras; Amarelo: as riquezas minerais do solo; Azul: o céu; Branco: a paz; já as estrelas brancas representam cada Estado  e o Distrito Federal.  E a frase “Ordem e Progresso” foi influência de Augusto Comte, filósofo francês fundador do Positivismo.

4- Foi a da Ordem de Cristo, vinda de Portugal.

Para você ver caro leitor, apesar de tanto positivismo, tem gente trocando o significado. das coisas. Eu, como brasileira que sou, tenho orgulho de levantar esta Bandeira!

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ser ou não ou ser, eis a questão!

É incrível o que as pessoas fazem por um minuto de fama. Transformam-se em qualquer coisa só para ter a carinha estampada no jornal ou exibida na TV, ou então é somente para ter outras pessoas ao seu redor.


Já vi gente imitando aquele que sabe contar piada, o que finge ser um grande músico, o que diz estar sendo ele mesmo, mas, ao contrário, está representando. Continuando... aparece o que não tem nada, mas ostenta orgulho e depois o...ufa!! Cansei! Tem um montão de tudo por aí. Às vezes até confunde a gente!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Dê chance ao novo, sempre de novo!

Eu não vou ser mais uma a falar sobre a importância de sair da rotina. Mas é importante lembrar que não estamos aqui por acaso. Tudo o que fazemos ou as situações pelas quais passamos é para que tenhamos a oportunidade de aprendermos mais. Uma sugestão é viajar.

Um dia, descobri que uma amiga e colega de turma da faculdade estagiava em uma empresa de turismo e que começara a trabalhar no que ela escolheu para seguir carreira – Assessoria de Comunicação. Pensei...dever ser muito legal aproveitar o trabalho para ter o pão de cada dia e ainda ter momentos de descontração, tudo ao mesmo tempo.

Quando ela comentou que ali já deu o que tinha de dar, eu a compreendi.  Aproveitaria  a vida de estudante para mudar de atividade de estágio e aí sim ter a certeza do que realmente faria no futuro. Foi uma grande surpresa! E o mais interessante foi a sugestão de que eu a substituísse naquele local.

Como já estagiava em um pequeno jornal e pretendia também alternar atividades, achei legal. Participei do processo de seleção, fui chamada e lá permaneci por quase um ano, até me formar em Jornalismo.

Com certeza, foi o pontapé inicial para descobrir que as coisas não acontecem por acaso. O acesso mais rápido às informações turísticas, características como: hospedagem, qualidade do ar, da água, alimentação, lazer...enfim, para tudo ter sentido literalmente, só haveria uma coisa a fazer: viajar e me certificar da veracidade das informações. E olha que valeu a empreitada! Ótimo estágio e, a partir dali, grandes viagens!

A minha dica para os destemidos e também para os mais tímidos é que,  só  ou  com companhia, deixe a rotina de lado, meta o pé na estrada e a bagagem nas costas. Divirtam-se! Tem muito aí para aprender e curtir.

Assim começa!

Esta é a primeira postagem de quem acaba de se conectar com o "mundo blog". Partindo da premissa que toda experiência é válida, aqui estou eu!